VoltarTodos os artigos
Rita Quaresma
Revisto por Rita Quaresma
Rita Quaresma

Formei-me em Gestão em 2007 e sou Analista de Crédito desde então. Trabalho há mais de 5 anos na Gestlifes, onde já ajudei centenas de famílias a encontrarem as melhores soluções para as suas finanças.

O Que é a Euribor? Como Pode Afetar a Prestação Mensal?

Banco de Portugal

Gestlifes é uma marca JPCOM, intermediário de crédito vinculado e autorizado pelo Banco de Portugal nº1409.


Quando o Euro foi anunciado como a moeda única da Zona Euro, surgiu também a taxa Euribor.

Desde então, os produtos financeiros que dependem de taxas de juro variáveis, por norma têm este indexante associado.

Mas, no fim de contas:

💡 Como funciona? Como influência o orçamento familiar?

Neste artigo vai encontrar todas as respostas sobre esta taxa de juro.

O que é, o porquê de encontrar várias taxas Euribor que variam consoante o tempo (3, 6 e 12 meses) e como afeta de forma positiva ou negativa a mensalidade que paga ao banco.

A Euribor (European Interbank Offered Rate), é uma taxa de referência para a concessão de crédito na Zona Euro.

Esta é uma taxa interbancária, ou seja, que resulta de uma relação entre bancos.

Como os bancos emprestam dinheiro entre si, é aplicada também uma taxa de juro. Posteriormente, é feita uma média das taxas de juro dos empréstimos entre os principais bancos europeus, conhecidos como painel de bancos, e assim surge a taxa Euribor para o consumidor final.

Em Portugal, esta taxa é maioritariamente conhecida por ser um indexante do crédito habitação. Todavia, é também utilizada em pedidos de crédito pessoal, empréstimos hipotecários e depósitos bancários.

💡 Ler Mais: Melhor Crédito Habitação – Qual o Melhor Spread em 2022?

Um dos principais objetivos é que exista uma referência de taxa de Juro credível e consistente para a Zona Euro.

Como diariamente são feitas transações entre bancos e em diferentes volumes, significa que a média da taxa de juro não é constante.

Assim, todos os dias, é feita uma revisão do valor da Euribor para ter uma representação real do mercado.

É então calculada a média das taxas de juro dos empréstimos realizados entre os bancos que fazem parte do painel bancário. Neste cálculo é retirado 15% das taxas mais elevadas e mais baixas, resultando num valor final arredondado a 3 casas decimais.

Exemplo de valores da taxa Euribor
Exemplo de valores da taxa Euribor.

Diariamente, o valor desta taxa de juro é calculado pela Federação Bancária Europeia (EBF) e publicado pela agência Reuters às 11:00 horas da manhã.

📋 Nota: Pode consultar as atualizações da taxa nesta página.

Como varia a Euribor?

Quando se fala na taxa Euribor, na realidade não existe apenas uma taxa.

Atualmente existem 5 taxas Euribor que variam consoante determinado período de revisão:

  • Euribor 1 Semana;
  • Euribor 1 Mês;
  • Euribor 3 Meses;
  • Euribor 6 Meses;
  • Euribor 12 Meses.

Isto significa que se, por exemplo, contratar um empréstimo com indexante Euribor 12 Meses, a cada 12 meses, a prestação vai ser calculada novamente com a taxa Euribor em vigor.

Mesmo que não exista uma entidade que defina esta taxa, as políticas do Banco Central Europeu (BCE) e alguns abanões económicos, como uma crise ou clima de guerra podem afetar o seu valor.

Se, por exemplo, existirem políticas que pretendam incentivar à economia, é possível que as taxas de juro se mantenham com valores negativos para facilitar o acesso ao financiamento.

Por outro lado, num contexto de inflação e subida de preços, tendencialmente a taxa aumenta tornando todo o tipo de financiamento mais caro.

Estes são os principais fatores que podem fazer com que a mensalidade que paga ao banco varie de forma positiva ou negativa.

Por norma, quando contrata um crédito habitação com uma taxa variável, a prestação tem incluída uma taxa Euribor com um período de revisão.

Desta forma, a sua prestação pode aumentar ou diminuir.

Mas, como?

Enquanto a Euribor apresenta valores negativos, significa que a taxa de juro do empréstimo é mais baixa, logo a prestação que paga ao banco vai ser menor. No sentido inverso, uma subida para valores positivos vai encarecer o empréstimo e aumentar a mensalidade.

Assim, e caso tenha ou pretenda um empréstimo com taxa variável, esta flutuação é algo que deve acompanhar para não encontrar nenhuma surpresa na mensalidade.

Em Portugal, ao falarmos de crédito com taxa variável, estamos a falar diretamente do indexante Euribor.

Principalmente no crédito habitação, os valores negativos do indexante permitiram a muitas pessoas comprar casa com uma taxa variável.

Contudo, e como não é uma solução estável e que pode disparar o valor da mensalidade, a alternativa direta à taxa variável será optar por uma taxa fixa que permita, tal como o nome indica, pagar sempre o mesmo valor.

Adicionalmente existe também a taxa mista, que engloba um período de taxa fixa, passando depois para uma taxa variável que depende do indexante.

💡 Ler Mais: Taxa Fixa ou Variável? Qual a Melhor Taxa em 2022?

Se tem atualmente um crédito habitação com um spread alto ou uma taxa de juro variável que pode deixar de compensar, é possível mudar as condições do contrato.

Num exemplo específico, ao formalizar um crédito habitação que depende desta taxa de juro, uma subida do indexante vai pressionar a sua taxa de esforço, ou seja, o seu orçamento mensal.

Todavia, pode acautelar qualquer subida optando por transferir o crédito para outro banco que permita uma taxa fixa, permitindo que pague um valor fixo e que não varie consoante a Euribor.

Esta é uma forma de conseguir melhores condições no contrato de crédito, seja na redução do spread ou alterando o tipo de taxa do seu contrato.

💡 Ler Mais: Qual o Melhor Banco Para Transferir Crédito Habitação?

Utilizar Euribor para poupar

Os bancos não vivem apenas de créditos, disponibilizando também outros produtos financeiros para atrair dinheiro.

Muitos dos produtos associados a poupanças são rentabilizados através de juros, que inclui por norma a taxa Euribor como referência.

Na realidade, quando abre uma conta poupança está a emprestar esse dinheiro ao banco por determinado tempo. Posteriormente recebe o seu valor de volta, mais os juros que o seu montante rentabilizou.

Ora, se a taxa apresentar valores baixos, significa que os bancos têm menos lucro e consequentemente não conseguem oferecer melhores condições de juros numa conta poupança.

Mas, um aumento desta taxa de juro permite que as poupanças que coloca a render tenham mais retorno.

Ao contrário dos financiamentos com taxa variável, os produtos relacionados com poupanças têm por norma mais vantagens quando a Euribor sobe.

O painel de bancos associados à taxa Euribor é constituído por instituições bancárias com um notável registo de solvabilidade.

Estes bancos são controlados e definidos pela comissão da Federação de Bancos Europeus.

Atualmente estes são os bancos associados ao painel para o cálculo da Euribor:

País Banco

País

Alemanha

Banco

Deutsche Bank

País

Alemanha

Banco

DZ Bank

País

Bélgica

Banco

Belfius

País

Espanha

Banco

Banco Bilbao Vizcaya Argentaria

País

Espanha

Banco

Banco Santander

País

Espanha

Banco

CECABANK

País

Espanha

Banco

CaixaBank S.A.

País

França

Banco

BNP – Paribas

País

França

Banco

Crédit Agricole s.a.

País

França

Banco

HSBC France

País

França

Banco

Natixis / BPCE

País

França

Banco

HSBC France

País

França

Banco

Société Générale

País

Itália

Banco

Intesa Sanpaolo

País

Itália

Banco

Unicredit

País

Luxemburgo

Banco

Banque et Caisse d’Épargne de l’État

País

Países Baixos

Banco

ING Bank

País

Portugal

Banco

Caixa Geral De Depósitos (CGD)

País

Outros

Banco

Barclays Capital

Quando falamos em créditos com taxa variável, o mais provável é encontrar a Euribor como indexante.

Esta é a principal taxa da referência da Zona Euro e a sua variação tem uma forte influência no mercado financeiro.

Em Portugal, a taxa Euribor é principalmente conhecida em temas de crédito habitação, por isso é normal que seja um assunto recorrente nos media.

Se este tema lhe interessa e está à procura de um financiamento, seja para um projeto pessoal ou mesmo para comprar casa, a Gestlifes pode ajudá-lo.

Através de uma simulação online vamos comparar o mercado por si e indicar-lhe, sem qualquer custo ou compromisso, o melhor empréstimo para a sua situação.

Perguntas Frequentes

O que é a taxa Euribor?

Euribor, que é uma abreviatura para European Interbank Offered Rate, é uma taxa de referência para a concessão de crédito na Zona Euro.

Quando os bancos emprestam dinheiro entre si, é feita uma média das taxas de juro dos empréstimos entre os principais bancos europeus, conhecidos como painel de bancos, e assim surge a taxa Euribor para o consumidor final.

Porque é um tema recorrente no crédito habitação?

Em Portugal, grande parte dos créditos habitação são contratados com uma taxa variável.

Isto significa que, consoante a taxa Euribor contratada, o valor pago ao banco vai alterar conforme a sua oscilação deste indexante.

Este tema é então seguido de perto por todas as pessoas que dependam da variação da Euribor para não encontrarem qualquer surpresa na mensalidade paga ao banco.

Como é que a taxa Euribor influência a prestação mensal?

Quando contrata um crédito habitação vai escolher principalmente uma taxa Euribor com revisão a 3, 6, ou 12 meses. Isto significa que a taxa vai ser revista consoante o período que escolhe.

Enquanto o indexante apresenta valores negativos, significa que prestação que paga ao banco vai ser menor. No sentido inverso, uma subida para valores positivos da Euribor aumenta a sua mensalidade.

Existem alternativas à Euribor?

Se procura um crédito habitação com taxa variável, é provável que não tenha alternativa à Euribor, visto que este é o indexante mais utilizado em Portugal.

No entanto, existem outros tipos de taxas de juro, como a taxa de juro fixa ou taxa de juro mista. Uma taxa de juro fixa permite não depender da Euribor, ou seja, paga sempre o mesmo valor ao banco. Enquanto a taxa mista engloba um período de mensalidade fixa e outro que varia consoante o indexante.

SIMULAR AGORA! SIMULAR AGORA!