VoltarTodos os artigos
João Pereira
Revisto por João Pereira
João Pereira

Com vários anos de experiência no mercado de financiamento, fundei a Gestlifes em 2018. Desde então, guio uma equipa com mais de 20 especialistas de crédito que ajuda a encontrar a solução adequada de acordo com as possibilidades do cliente.

É Possível Pedir Crédito Imediato Com Problemas Bancários?

Banco de Portugal

Gestlifes é uma marca JPCOM, intermediário de crédito vinculado e autorizado pelo Banco de Portugal nº1409.

Caso esteja num momento em que precisa de pagar uma despesa inesperada ou tem até várias prestações de crédito para pagar, pode ser oportuno rever o seu orçamento antes de entrar em incumprimento com os seus contratos.

Este ponto é essencial se ainda tiver esperança de conseguir um novo financiamento através de uma instituição bancária.

Por outro lado, se já necessita de um crédito imediato com problemas bancários, existem algumas soluções que o podem salvar da lista negra do Banco de Portugal.

Neste artigo vamos analisar ao detalhe quais as alternativas possíveis que permitem liquidar problemas bancários e como deve agir de futuro para não cair em incumprimento com os seus empréstimos.

Crédito Com Problemas Bancários É Possível?

Por norma as entidades financeiras tendem a não aprovar créditos a quem já tem problemas bancários.

Aqui a grande diferença é mesmo o período de incumprimento, ou seja, se está perto ou já está mesmo em incumprimento.

Se o seu nome já se encontrar na lista negra do Banco de Portugal, poderá contar com uma reprovação do seu pedido.

Isto porque as instituições de crédito não podem aceitar novos pedidos de financiamento caso tenha problemas bancários já comunicados com o Banco de Portugal.

Ainda assim existem algumas exceções que podem surgir no momento da análise dos tipos de problemas bancários do cliente.

Quando realiza um pedido de crédito, as entidades financeiras vão-lhe pedir o seu mapa de responsabilidades.

É através deste documento, que pode ser retirado gratuitamente do Banco de Portugal, que a instituição financeira vai analisar o seu perfil enquanto consumidor de créditos.

Ora, neste vai contar também as suas dívidas e principalmente os seus problemas bancários.

Desta forma, os bancos conseguem analisar de forma rápida se está apto para conseguir um crédito.

Mas, e se precisar de um crédito imediato mesmo tendo problemas bancários? Existem alternativas?

Vamos perceber as soluções possíveis quando procura um empréstimo pessoal com problemas bancários.

Crédito Consolidado Para Evitar Problemas Bancários

Em Portugal existe alguma facilidade em acumular créditos pessoais.

Isto significa que em caso de aperto financeiro pode resultar no incumprimento dos créditos.

Para combater problemas bancários surge também o crédito consolidado: uma solução que une várias prestações numa só, permitindo uma redução brutal de custos.

Esta pode ser a solução possível quando procura por um crédito imediato com problemas bancários, até porque existem entidades financeiras que ainda estão dispostas a analisar a situação caso tenha menos de 3 meses de incumprimento.

Adicionalmente pode contar com a Gestlifes para ajudar no processo, principalmente porque trabalhamos com várias entidades do mercado que oferecem esta solução.

O nosso serviço não tem qualquer custo para si e indicamos-lhe a melhor proposta para o seu caso.

Crédito Rápido Para Problemas Bancários

Se ainda tem algum espaço no orçamento e a sua taxa de esforço ainda permite pedir um financiamento, pode optar por procurar um crédito pessoal rápido.

Este tipo de empréstimo, tal como o nome indica, tem uma aprovação rápida, útil principalmente para casos urgentes.

Ainda assim, tome nota que pagar um empréstimo pessoal com problemas bancários com outro crédito não é por norma uma prática sugerida.

No entanto, se encontrar uma proposta em que a taxa de juro seja mais competitiva que os créditos que está a pagar atualmente, esta pode ser uma forma de amortizar uma dívida, passando para uma mensalidade mais baixa.

Um caso comum são os cartões de crédito, onde as taxas são tão altas que em caso de falha de pagamento pode ser bastante difícil sair do círculo de incumprimento.

Isto é, utilizar um crédito pessoal, que tem por norma uma TAEG mais baixa, para liquidar uma dívida com uma taxa de juro mais alta, pode ser uma alternativa a analisar.

Caso necessite de uma proposta de financiamento, a Gestlifes pode ajudá-lo a encontrar a melhor solução.

A renegociação de crédito é uma forma bastante conhecida para evitar incumprimento.

Isto é, pode contatar o banco onde tem os seus créditos e questionar diretamente o que pode fazer para reduzir custos.

Existem algumas soluções conhecidas para renegociar problemas bancários:

Dependendo do que procura, pode renegociar crédito com o seu banco, com um concorrente direto ou até mesmo um intermediário de crédito.

Como evitar problemas bancários

Para evitar problemas bancários, comece por olhar para o seu orçamento e verifique onde pode poupar.

Seja através da renegociação de um contrato da luz, gás ou telecomunicações, ou cortar mesmo num serviço de streaming que acaba por não ser essencial.

Caso utilize demasiado os seus cartões de crédito, e já não tem como os pagar, opte pela nossa primeiro sugestão: o crédito consolidado.

Pedir crédito imediato com problemas bancários pode ser no fim de contas, uma consolidação que permita ter uma prestação à sua medida.

Se procura unicamente um crédito rápido, relembre-se que todos os seus gastos vão ser utilizados para o cálculo da sua taxa de esforço, que não devem ultrapassar 35% do seu orçamento.

Só assim a entidade financeira vai conseguir a aprovação do seu financiamento e avançar com o seu pedido.

Se nenhuma destas alternativas, já não servir para si, deve procurar as alternativas propostas pelo Banco de Portugal.

A entidade reguladora criou medidas para casos mais sensíveis, tendo em vista a resolução de problemas bancários:

  • PARI – O Plano de Ação Para o Risco de Incumprimento (PARI) refere que um cliente de crédito com problemas bancários pode apresentar queixa caso o banco já não coopere para equilibrar a dívida.
  • PERSI – O Procedimento Extrajudicial de Regularização de Situações de Incumprimento (PERSI), é uma solução para créditos com problemas bancários até dois meses de incumprimento, com vista a reestruturar a dívida e evitar gastos judicias desnecessários.

Contatos de Apoio Para Pessoas Com Problemas Bancários

Caso procure um crédito com problemas bancários mas já não consegue nenhuma destas soluções, pode encontrar apoio gratuito de entidades de proteção ao consumidor.

Estas são algumas das entidades:

Credito imediato com problemas bancários: evitar empréstimos particulares.

Se procura um crédito imediato com problemas bancários e está a olhar para empréstimos particulares, vamos ser sinceros consigo:

Evite ao máximo este tipo de alternativa.

Se não consegue um empréstimo pessoal com problemas bancários, pode ser tentador aceitar uma proposta que lhe está a ser dada para resolver os seus problemas.

No entanto, se não está a conseguir pagar um crédito que é regulado pelo Banco do Portugal, dificilmente vai conseguir aguentar as condições de um particular.

Neste ponto ainda existe algo a ter em conta: pode ser vítima de burla e não tem apoio judicial para se defender visto que a proposta particular não é regulada pelo Banco de Portugal.

Como percebeu pedir crédito imediato com problemas bancários pode não ser uma possibilidade caso já esteja em incumprimento ou tenha uma taxa de esforço elevada.

Por norma, a solução ideal pode passar pelo crédito consolidado que permite baixar os custos e resolver o que procura: os problemas bancários.

Neste ponto é de evitar ao máximo que o seu nome caia na lista negra do banco de Portugal, principalmente porque não vai conseguir a aprovação de qualquer tipo de financiamento.

No fim, se estiver no ponto onde já não consegue aprovação de qualquer tipo de financiamento, procure contatar os mecanismos de defesa do Banco de Portugal e de proteção do consumidor.

É possível pedir um crédito imediato com problemas bancários?

Por norma as entidades financeiras tendem a não aprovar créditos a quem já tem problemas bancários.

Isto porque as instituições de crédito não podem aceitar novos pedidos de financiamento caso tenha problemas bancários já comunicados com o Banco de Portugal.

Ainda assim, se procura um crédito imediato com problemas bancários existem algumas exceções que pode ter em conta.

Quais as alternativas para evitar incumprimento?

Se necessita de um crédito imediato com problemas bancários existem entidades financeiras que ainda estão dispostas a analisar a situação caso tenha menos de 3 meses de incumprimento.

Estas alternativa podem depender do número de créditos, no entanto, a alternativa mais comum é optar por um crédito consolidado que permite reduzir os custos dos seus créditos.

Conheça no nosso artigo as alternativas que deve ter em conta para evitar o incumprimento com os seus créditos.

Existem medidas do Banco de Portugal para auxílio de endividamento?

Sim, a entidade reguladora criou medidas para casos mais sensíveis, tendo em vista a resolução de problemas bancários:

  • PARI – O Plano de Ação Para o Risco de Incumprimento (PARI) refere que um cliente de crédito com problemas bancários pode apresentar queixa caso o banco já não coopere para equilibrar a dívida.
  • PERSI – O Procedimento Extrajudicial de Regularização de Situações de Incumprimento (PERSI), é uma solução para créditos com problemas bancários até dois meses de incumprimento, com vista a reestruturar a dívida e evitar gastos judicias desnecessários.

 

São os empréstimos particulares uma solução para problemas bancários?

Se procura um crédito imediato com problemas bancários e está a olhar para empréstimos particulares, deve evitar ao máximo esta solução.

Estes apresentam taxas elevadas e condições que por norma as pessoas não conseguem suportar.

Deve ainda ter em conta que estes financiamentos não são regulados pelo Banco de Portugal, abrindo ainda mais oportunidades de burlas que posteriormente são difíceis de controlar e ter apoio judicial.

Existe Apoio Para Pessoas Com Problemas Bancários?

Caso procure um crédito com problemas bancários mas já não consegue nenhuma destas soluções, pode encontrar apoio gratuito de entidades de proteção ao consumidor.

Estas são algumas das entidades:

SIMULAR AGORA! SIMULAR AGORA!