Artigos

Crédito Hipotecário Simulador: Como Funciona a Hipoteca?

Procura um crédito hipotecário? Saiba como funciona e onde pedir um empréstimo com hipoteca de imóvel. Simule já sem custos!
Simule Grátis

Encontramos as melhores condições de crédito por si.

30000€
1000000€

É sabido que se o banco tiver confiança no seu perfil enquanto cliente, mais perto está de conseguir a aprovação do crédito.

Por isso, é normal que surjam propostas de financiamento que incluem a garantia de um imóvel, oferecendo uma segurança extra ao banco e maior facilidade em aceder a crédito e obter melhores condições.

Esta modalidade denomina-se crédito hipotecário, e como o próprio nome indica, inclui uma hipoteca.

Em Portugal existem alguns tipos de crédito com hipoteca de imóvel, sendo que grande parte das financeiras que permitem hipotecar trabalha com a Gestlifes.

Por isso, se está à procura de um empréstimo mais barato, a Gestlifes pode ajudá-lo a encontrar a solução de crédito hipotecário mais adequada para o seu caso.

Explicação do que é e como funciona o crédito hipotecário

Um crédito hipotecário é uma modalidade de financiamento que envolve uma hipoteca.

Ao formalizar um empréstimo com hipoteca acaba por oferecer ao banco um bem de valor, e este é utilizado como uma garantia para a instituição do crédito.

Hipotecar um bem permite, por norma:

  • Reduzir o risco do financiamento para o banco;
  • Conseguir melhores condições de crédito;
  • Aumentar a probabilidade de ter o empréstimo aprovado.

Isto acontece porque a entidade financeira tem uma segurança extra que permite ter algum retorno caso exista incumprimento com o pagamento do crédito hipotecário.

Em Portugal, existem três tipos de hipoteca:

  • Hipoteca Voluntária – Quando existe mútuo acordo, como é o caso do crédito hipotecário;
  • Hipoteca Legal – Um tipo de hipoteca a favor do estado, que por norma acontece quando existe falta de pagamentos à Segurança Social e o contribuinte não tem forma de liquidar a dívida;
  • Hipoteca Judicial – Acontece regularmente em situações de insolvência, quando o titular tem de hipotecar um bem para garantir determinado pagamento.

Ao hipotecar um bem móvel ou imóvel no âmbito de um empréstimo, este fica em seu nome enquanto paga pelo financiamento, passando apenas para o banco em casos de litígio ou falta de pagamento.

Regra geral, neste tipo de financiamento o bem associado é um imóvel. No entanto, existe a possibilidade de hipotecar outros bens, como um carro ou um barco, ainda que estes casos sejam raramente aceites pelos bancos, devido ao fator de desvalorização.

Apesar de ser uma caraterística que pode ser negociada e incluída num financiamento por ambas as partes, existem créditos que obrigam necessariamente a hipotecar um bem.

Tipos de Crédito Hipotecário

Em Portugal, existem algumas modalidades de financiamento que permitem incluir, de forma opcional ou obrigatória, a hipoteca de um bem:

  • Crédito Habitação;
  • Crédito Para Terreno e Construção;
  • Crédito Multifunções;
  • Crédito Automóvel;
  • Crédito Consolidado.

Saiba ainda que para qualquer uma destas soluções, a Gestlifes pode encontrar a proposta certa para si.

Trabalhamos com várias entidades financeiras que disponibilizam estes financiamentos, incluindo a possibilidade de hipotecar um bem para conseguir condições mais baratas.

Indique-nos qual o crédito que procura, e de forma gratuita e sem compromisso, encontramos o financiamento adequado às suas necessidades.

Crédito Habitação Hipotecário

Começamos pela modalidade mais conhecida de crédito hipotecário, o crédito habitação.

Devido ao elevado valor dos imóveis, é completamente natural que, cada vez mais, as entidades financeiras financiem a compra de uma casa com uma garantia de imóvel.

Na realidade, o que acontece é que com a hipoteca de imóvel, o banco tem o direito de ficar com a casa se existir incumprimento com o empréstimo.

Esta é uma condição fechada no momento da formalização do financiamento e associada à escritura.

Caso corra tudo naturalmente com o pagamento do crédito hipotecário, no final do contrato, a casa é sempre dos titulares.

Credito Habitacao Para Terreno e Construcao

Se procura um crédito para comprar terreno, e que inclua também financiamento para construção, esta é a solução ideal.

Um pouco à semelhança do crédito habitação, este acaba por ser uma modalidade que vai encontrar uma cláusula obrigatória com garantia de imóvel para entidade financeira.

Mas ao contrário do crédito habitação, o banco está a financiar um projeto por finalizar, que ainda requer obras e construção do zero.

Não só o risco é ainda maior, como podem existir entraves à construção que a impedem de avançar. Neste caso, o terreno serve como garantia até que a obra esteja concluída.

Credito Multifuncoes

Um crédito multifunções é um financiamento que envolve um crédito habitação e um crédito ao consumo.

Ou seja, na prática, está a juntar um crédito habitação com crédito pessoal, mas num só contrato.

Como é uma espécie de 2 em 1, esta modalidade faz com que o valor financiado dispare, e assim as financeiras obrigam a que seja um empréstimo com hipoteca de imóvel.

Esta solução pode ainda ser utilizada para clientes que já têm um crédito habitação, mas que precisem de um financiamento extra.

Desta forma, é oferecida a hipoteca de um imóvel para conseguir adicionar mais um crédito.

Crédito Automóvel Com Reserva de Propriedade

Apesar de não ser tão conhecida na vertente da hipoteca, a verdade é que são cada vez mais as ofertas de crédito automóvel com reserva de propriedade.

A reserva de propriedade é nada mais, nada menos, que uma cláusula do contrato em que o banco tem como garantia o próprio automóvel caso não cumpra com o pagamento do empréstimo. Ou seja, acaba por ser uma cláusula de hipoteca.

Todavia, esta caraterística é, por norma opcional, existindo uma oferta com e outra sem reserva.

Tal como outras soluções com hipoteca, incluir a reserva de propriedade permite baixar os custos do crédito.

Crédito Consolidado Com Hipoteca

Com o melhor crédito consolidado consegue tornar vários créditos num só, juntando prestações.

Esta é uma modalidade útil para quem tem vários pagamentos de empréstimos mensais, porque vai transformar tudo em apenas um contrato e conseguir uma redução de prestação que pode chegar até 60%.

Este não é um tipo de crédito com hipoteca de imóvel obrigatória, mas em certos casos pode ser mais atrativo incluir uma garantia.

💡 Ler mais: Crédito Consolidado Com Hipoteca – Que Vantagens Em Pedir?

Isto é, quando procura por esta solução pode conseguir reduzir ainda mais os custos do seu contrato ao incluir a hipoteca.

Como Hipotecar Um Imóvel Em Portugal?

Hipotecar um imóvel em Portugal é até um processo simples, tendo em conta que as financeiras costumam estar disponíveis para receber garantias nos financiamentos.

Para o consumidor, a tarefa mais complicada é encontrar a financeira certa, porque dificilmente vai encontrar um simulador de crédito hipotecário que permita de forma direta avançar com uma proposta e perceber as vantagens de cada simulação.

💡 O crédito hipotecário é uma cláusula nos contratos de crédito, e não uma modalidade direta de financiamento.

Assim, a solução passa por analisar o mercado e encontrar as propostas de crédito que permitem incluir uma hipoteca, com uma TAEG e um spread mais baixo.

A Gestlifes pode fazer esse trabalho por si gratuitamente: tudo o que tem de fazer é indicar-nos o tipo de financiamento que precisa de solicitar e nós apresentamos-lhe a proposta mais barata, com ou sem hipoteca.

Apesar da documentação do crédito hipotecário depender do tipo de financiamento, existem alguns documentos que são transversais em todos os processos, sendo estes os principais:

  • Cartão de Cidadão;
  • Comprovativo de Morada Fiscal – Uma cópia de uma fatura de luz, água, gás ou telecomunicações;
  • Comprovativo de IBAN – Obtenha este documento numa caixa Multibanco ou através do Homebanking do seu banco;
  • Últimos 3 Recibos de Vencimento;
  • Último Modelo 3 do IRS – Envie a declaração encontrada na sua área pessoal no Portal das Finanças;
  • Mapa de Responsabilidades – Encontra o Mapa de Responsabilidades ao clicar em “Central de Responsabilidades de Crédito” no site do Banco de Portugal.

A entrega da documentação de forma rápida agiliza também o processo de aprovação do crédito em si.

Tempo de Aprovação Crédito Hipotecário

Envolvendo uma hipoteca, o crédito hipotecário tem, por norma, um tempo de aprovação mais longo.

No que toca a modalidades de crédito pessoal, como a vertente automóvel e consolidado com hipoteca, o tempo de aprovação é mais célere, podendo mesmo ser fechado em poucos dias.

Relativamente a crédito hipotecário que envolva crédito habitação, será naturalmente um processo mais demorado, visto que envolve avaliação de imóveis, montantes elevados e análise de documentação mais exaustiva para formalizar o empréstimo.

  • Redução de Custos
  • Várias Finalidades
  • Facilidade de Aprovação
  • Prazos Alargados
  • Mais Burocrático
  • Risco de Perda do Bem

Como em qualquer tipo de crédito, é normal que existam vantagens e desvantagens, e o mesmo acontece no crédito hipotecário.

Por isso, vamos explicar-lhe o que está em causa neste tipo de financiamento.

  • Redução de Custos – Como está a oferecer um bem ao banco em troca de um financiamento, terá acesso a taxas de juro mais baixas. Esta é também uma oportunidade para renegociar o crédito habitação diretamente com a instituição.
  • Várias Finalidades – A possibilidade de hipotecar um bem está incluída em várias modalidades de financiamento, como crédito habitação e crédito consolidado.
  • Facilidade de Aprovação – Uma hipoteca transmite mais confiança ao banco na hora de conceder o empréstimo. Assim, fica sempre mais próximo de conseguir a sua aprovação.
  • Prazos Alargados – Seja um crédito ao consumo ou crédito habitação, a hipoteca é utilizada em modalidades com prazos alargados. Mesmo falando de crédito pessoal, o crédito consolidado 120 meses, que permite incluir hipoteca, é um dos exemplos do alargamento possível dos prazos.
  • Mais Burocrático – Se procura uma solução de crédito online na hora, pode ser mais complicado conseguir a aprovação em poucas horas. Incluir uma garantia imóvel requer uma análise do seu valor e, por isso, pode demorar mais alguns dias até terminar o processo.
  • Risco de Perda do Bem – Visto que é impossível prever o futuro, ao incluir uma garantia no empréstimo, existe sempre a hipótese de perder o bem caso não consiga pagar o crédito. O mesmo acontece se aceitar hipotecar uma casa a favor de um amigo ou familiar.

Incluir a hipoteca num empréstimo é uma solução útil para quem procura reduzir custos ou mesmo aumentar a probabilidade de ter a aprovação do crédito.

No entanto, tem de estar confortável com esta decisão. É necessário ter a certeza que consegue pagar com o que está a ser proposto para não perder o seu bem para o banco.

Por isso, um empréstimo com hipoteca de imóvel é algo que deve ser ponderado, e se possível com acompanhamento na análise das suas possibilidades de cumprir com o financiamento.

A Gestlifes é um intermediário de crédito registado no Banco de Portugal com a experiência certa para o ajudar, de forma totalmente gratuita!

👪 +5.000

Famílias que já ajudámos!

📣 0

Reclamações no Portal da Queixa!

Perguntas Frequentes

Como Funciona Um Empréstimo Com Hipoteca de Imóvel?

Um crédito hipotecário é uma modalidade de financiamento que envolve uma hipoteca.

Ao formalizar um empréstimo com hipoteca acaba por oferecer ao banco um bem de valor, e este é utilizado como uma garantia para a instituição do crédito.

Hipotecar um bem permite, por norma:

  • Reduzir o risco do financiamento para o banco;
  • Conseguir melhores condições de crédito;
  • Aumentar a probabilidade de ter o empréstimo aprovado.

 

Como Hipotecar Um Imóvel?

Conseguir um crédito hipotecário depende apenas da modalidade que pretende.

Esta vertente esta disponível principalmente no crédito habitação e no crédito consolidado.

Assim, a solução passa por analisar o mercado e encontrar as propostas certas, que lhe permitem oferecer um imóvel como garantia ao banco.

Quais os Tipos de Crédito Hipotecário?

Em Portugal, existem algumas modalidades de financiamento que permitem incluir, de forma opcional ou obrigatória, a hipoteca de um bem:

  • Crédito Habitação;
  • Crédito Para Terreno e Construção;
  • Crédito Multifunções;
  • Crédito Automóvel;
  • Crédito Consolidado.

Saiba ainda que para qualquer uma destas soluções, a Gestlifes pode encontrar a solução certa para si.

O Que Significa Hipoteca?

A hipoteca significa que está a oferecer uma garantia, móvel ou imóvel, a uma entidade enquanto existe o pagamento a decorrer.

Em Portugal existem três tipos de hipoteca:

  • Hipoteca Voluntária – Quando existem mútuo acordo entre ambas as partes, como é o caso do crédito hipotecário;
  • Hipoteca Legal – Um tipo de hipoteca a favor do estado que por norma acontece quando existe falta de pagamentos à segurança social e o contribuinte não tem forma de liquidar a dívida;
  • Hipoteca Judicial – Acontece regularmente em situações de insolvência, quando o titular tem de hipotecar um bem para garantir determinado pagamento.
Procura Solução à Medida?
Procura Solução à Medida?
Conte Com a Nossa Ajuda
SIMULAR JÁ
SIMULAR AGORA!