Artigos

Comprar Casa ou Construir: Guia Para Decidir

É normal que se questione se deve comprar casa ou construir. Conheça as vantagens e desvantagens de cada opção e escolha a melhor.
escolher entre comprar casa ou construir

Avançar com a aquisição de uma casa é uma decisão difícil para muitos. E escolher entre comprar casa ou construir pode ser um desafio ainda maior.

Mas esta não tem de ser uma decisão penosa. Basta conhecer as vantagens e desvantagens de ambas as opções e analisar a sua situação.

Partilhamos consigo um guia para o ajudar a escolher entre comprar casa ou construir de forma ponderada, bem como a saber escolher o melhor crédito para o efeito.

escolher entre comprar casa ou construir

A verdade é que depende. Não existe uma resposta certa para esta questão, já que depende muito do seu caso específico.

Em Portugal, construir uma casa de raiz continua a ser um processo moroso e muito burocrático. Por isso, muitos afastam esta opção logo à partida.

Mas a verdade é que tem as suas vantagens e desvantagens tal como comprar um imóvel já construído. 

Escolher entre comprar casa ou construir está intimamente dependente de diversos fatores que irão impactar a conta final a pagar. Para compra de uma casa, destacam-se: 

  • Localização do imóvel; 
  • Tipologia do imóvel;  
  • Encargos com a avaliação do imóvel;
  • Custos com a escritura da casa e o registo; 
  • Imposto de Selo; 
  • Imposto Municipal Sobre Transmissões Onerosas de Imóveis (IMI). 

Por sua vez, optar por construir uma casa também acarreta encargos específicos e dos quais não poderá fugir.

Deve, por isso, ter em conta que estes fatores irão impactar o custo total: 

  • Custo do terreno onde irá construir; 
  • Custo da mão-de-obra e materiais de construção; 
  • Licenças e autorizações camarárias;
  • Projetos de arquitetura e especialidades; 

💡 Construir um imóvel obriga, muitas vezes, a pedir um crédito para comprar terreno, pelo que deve analisar a solução.

Existe também uma terceira opção: comprar uma casa já em construção ou um terreno com projeto aprovado.

Nestes casos, pode ter na mesma interferência na escolha de materiais, acabamentos e estruturas, mas sem a preocupação de arranjar arquiteto, pedir licenças camarárias, entre outras questões burocráticas e custosas.

Posto isto, cada caso é um caso. Assim, a pergunta “é mais barato comprar ou construir uma casa?” não tem uma resposta única e universal.

Por isso, é importante analisar as vantagens e desvantagens de cada cenário antes de decidir. Além disso, deve também avaliar se pretende comprar um imóvel sozinho ou com um segundo titular.

Como tudo na vida, a ideia de comprar uma casa já construída tem as suas vantagens e desvantagens. Muitas dependem até da situação de quem procura comprar.

Antes da decisão, deve conhecer os dois lados da moeda para ter a certeza de que está a fazer a escolha mais sensata.

Vantagens de Comprar Casa

Desvantagens de Comprar Casa

Também a opção de construir a sua casa de raiz tem, por um lado, aspetos positivos e, por outro, algumas dores de cabeça.

Para comparar as duas alternativas, deve conhecer as vantagens de desvantagens da construção e avaliar a sua viabilidade tendo em conta o seu caso pessoal.

Vantagens de Construir Casa

Desvantagens de Construir Casa

crédito para comprar casa ou construir

Comprar casa ou construir está, como percebemos, dependente de múltiplos fatores, sendo um dos mais relevantes o financiamento.

Para qualquer um dos cenários é necessário capital e, se precisar de um empréstimo, saiba que o crédito para comprar casa já pronta é diferente do crédito para construção

Um crédito para construção é um empréstimo pensado para quem pretende construir a sua própria casa e, ainda que seja um empréstimo com garantia hipotecária, é diferente de um que se destina à aquisição de imóveis já prontos. 

O crédito para construir, pode, além de financiar a construção de um imóvel de raiz, incluir também financiamento para comprar o terreno onde a casa estará assente. 

Como explicámos, vai recebendo o capital em tranches (entre 3 a 6) à medida que a obra vai avançando.

Uma vez que o imóvel ainda está em construção, o cliente poderá solicitar carência de capital e pagará, durante um período máximo de 36 meses, apenas os juros do empréstimo. 

Tendo ambas as opções, é natural que sinta alguma indecisão e não saiba exatamente qual o melhor financiamento para si e, consequentemente, qual a melhor escolha entre comprar casa ou construir.

Em situações desta complexidade, pode consultar uma equipa especialista em crédito habitação para analisar as soluções disponíveis.

Se contar com um intermediário de crédito, como a Gestlifes, para ajudar no processo de análise e obtenção do financiamento, terá um acompanhamento personalizado.

Comprar ou construir casa depende dos objetivos e necessidades inerentes a cada cliente. Por isso mesmo, cada caso é um caso.

Ainda que a maioria das pessoas opte por comprar casa já pronta, muitos clientes não abdicam do seu sonho de ter uma casa construída por si. 

A verdade é que, atualmente, os custos da construção nova têm vindo a aumentar bastante. Muito devido ao preço dos materiais, que não cessa de subir.

Fonte: INE

Assim, para quem valoriza a conveniência, possível poupança e rapidez no processo, comprar uma casa já construída poderá ser a escolha ideal.

No entanto, para quem não quer abdicar da personalização e está disponível para investir tempo e dinheiro, construir algo de raiz pode fazer todo o sentido. 

✅ Também é possível pedir crédito para casas modulares, pelo que poderá considerar esta alternativa.

Existe ainda uma terceira hipótese. Poderá comprar um imóvel que precise de obras de remodelação profundas. Desta forma, é provável que consiga comprar uma casa mais barata, mas poderá deixar cada detalhe da remodelação a seu gosto.

É mais barato comprar casa ou construir do zero? A resposta imediata e mais real a esta questão é “depende e muito”. 

Comprar casa pronta é uma opção normalmente menos dispendiosa e mais rápida. No entanto, se tiver de fazer obras de remodelação ou aparecerem problemas que necessitam de intervenção imediata, talvez construir uma casa de raiz seja mais barato

Tudo dependerá dos seus gostos, necessidades, preferências de localização e capital disponível. O importante é informar-se bem acerca das opções à sua disposição.

Procura Solução à Medida?
Procura Solução à Medida?
Conte Com a Nossa Ajuda
SIMULAR JÁ
SIMULAR AGORA!