Voltar à Página Principal

Comparar Crédito Habitação – Como Obter as Melhores Condições?

comparar credito habitação

As rendas das casas estão tão altas que, muitas vezes, chega a ser complicado alugar uma casa sem ter de abdicar de alguns requisitos.

Além disso, esse dinheiro não se materializa num bem em que você é o proprietário, o que leva a algum desânimo.

Só em 2019, os preços das rendas subiram cerca de 20%. (…) Ao mesmo tempo que os preços das rendas disparam, são celebrados cada vez menos novos contratos em todo o país.”

Estudo do Jornal de Negócios com informação do INE

Com este dilema, muitas pessoas vêem-se numa situação impensável há alguns anos: hoje, fazer um crédito habitação permite que passe a pagar menos mensalmente enquanto fica, efetivamente, com uma casa em seu nome.

Mesmo assim, este continua a ser um passo em que tem de assumir uma grande responsabilidade, visto que é uma solução financeira que atinge montantes muito altos.

Por isso mesmo, existem mais requisitos a cumprir e uma maior necessidade de se informar devidamente para ver o seu crédito ser aprovado.

Assim, deve comparar créditos habitação, informando-se de todas as condições disponíveis em várias entidades financeiras para que opte pela solução mais vantajosa para si.

100% Online

Rendas Mais Baixas

Processo Pouco Burocrático

Possível Bonificação de Spread

Pagamentos Até 40 anos

Taxas Fixas ou Variáveis

Possibilidade de Amortização

Renegociação de Crédito

É preciso ter em conta fatores importantes para conseguir o melhor empréstimo, como o spread, a Euribor e até mesmo qual o tipo de imóvel que vai adquirir.

Como essa tarefa pode ser demorada, a Gestlifes faz esse trabalho por si.

Colocamos todos esses aspetos na balança e comparamos as várias ofertas entre as entidades financeiras. Ao analisarmos cada caso, oferecemos o crédito que se adapta às suas necessidades.

Quer esteja à procura da sua primeira moradia ou queira trocar de imóvel, fazemos um acompanhamento personalizado. Caso já tenha um crédito habitação, ajudamos na renegociação do seu crédito habitação para que reduza a sua mensalidade.

Comprar uma casa já é um passo grande o suficiente para que não assine logo contrato com a primeira instituição que lhe aparecer. É um contrato que o acompanha “para a vida”, por isso há que salientar isso mesmo.

Para além disso, dois pedidos diferentes de crédito habitação não terão soluções iguais, mesmo que com a mesma entidade financeira.

Pois é! Imagine que você e um amigo estão à procura de um crédito habitação ao mesmo tempo. Naturalmente, até o montante da própria casa será diferente, assim como a situação financeira e pessoal de cada um.

As características financeiras e do pedido de cada pessoa influenciam quais as melhores condições de crédito em cada caso.

É por isso que comparar créditos habitação é tão importante. Só assim garante que encontra a melhor opção para si.

Mas o que deve comparar ao certo?

comparar credito habitação
É preciso analisar vários fatores antes de escolher o seu crédito habitação

Visto que este é um compromisso que o vai acompanhar durante bastantes anos, o objetivo é que reduza ao máximo os custos associados à sua prestação. Para que isso aconteça, é preciso ter em atenção:

  • Euribor – Taxa de juros média dos empréstimos interbancários da zona Euro. A entidade financeira escolhe entre 3, 6 ou 12 meses.
  • Taxas variáveis, fixas ou mistas – Se a taxa variar, a sua prestação mensal pode sofrer alterações dependendo do valor da Euribor. Deve analisar se este valor tem aumentado ou diminuído recentemente. Em taxas mistas, paga com taxa fixa nos primeiros anos e variável nos restantes.
  • Prazos de pagamento – A maioria dos créditos habitação vai até aos 40 anos. No entanto, tem de verificar qual a idade máxima no final do contrato. Geralmente, o titular mais velho não deve exceder os 75 anos no termo do empréstimo.
  • Bonificações de spread – O spread é uma taxa de juro aplicada nos contratos à habitação e refere-se à margem de lucro do banco. Quando adiciona serviços da mesma instituição onde fez o seu crédito, pode ter um valor de spread mais baixo, o que diminui o montante a pagar.
  • Cobertura de seguros obrigatórios – Com um empréstimo tão dispendioso, é exigido que adicione um seguro para estar mais protegido. A vantagem é que escolhe a seguradora que quiser, o que implica escolher acertadamente: optar por coberturas suficientes com mensalidades baixas.
  • Tipo de imóvel – Sabia que se escolher um imóvel do banco, pode conseguir 100% do financiamento? E que são aplicados juros mais baixos para casas pré-fabricadas?
  • Analise sempre a TAEG e o MTIC – Muitas vezes, as pessoas prestam mais atenção à Taxa Anual Efetiva Geral, esquecendo-se de verificar o Montante Total Imputado ao Consumidor, que é o valor total que tem de pagar já com juros e comissões incluídas.

Na Gestlifes, analisamos todos estes aspetos ao pormenor para que poupe ao máximo.

Como pôde ver, são muitas as características que constituem um crédito habitação e que o “moldam”, por assim dizer.

Conseguir juntar as melhores condições numa só solução é algo que demora algum tempo e requer avaliar a proposta de cada entidade financeira individualmente.

Se utilizar o simulador da Gestlifes, a situação muda de cenário.

Caso submeta o seu pedido connosco, a Gestlifes faz todo o processo de negociação de crédito por si, comparando várias propostas para o seu caso.

Entre as instituições financeiras com que trabalhamos, disponibilizamos opções com um spread mínimo de 1%. Quando faz o seu pedido, faz simulação automaticamente para crédito habitação com estas financiadoras:

  • Banco CTT
  • Banco BNI Europa
  • Montepio Crédito
  • Novo Banco
  • Santander Totta

As nossas propostas são personalizadas por abrangerem na simulação:

  • A sua situação profissional
  • A escolha de um segundo titular (opcional)
  • O envio de toda a documentação necessária

Para que esteja sempre atualizado, pode acompanhar o estado de aprovação do seu pedido de crédito habitação. Assim, tem acesso a esta informação a qualquer instante na sua Área de Cliente, tendo ainda direito a um Gestor de Conta que esclarecerá qualquer dúvida, caso seja necessário.

Para prosseguir com o seu pedido, basta ter uma cópia dos seguintes documentos em formato PDF ou através de uma fotografia legível do seu telemóvel:

  • Cartão de Cidadão
  • Comprovativo de Morada Fiscal – Uma cópia de uma fatura de luz, água, gás ou telecomunicações
  • Comprovativo de IBAN – Obtenha este documento numa caixa multibanco ou através do Homebanking do seu banco
  • Últimos 3 Recibos de Vencimento
  • Último Modelo 3 do IRS – Envie a declaração encontrada na sua área pessoal no Portal das Finanças
  • Mapa de Responsabilidades – Encontra este documento ao clicar em “Central de Responsabilidades de Crédito” no site do Banco de Portugal

Durante a sua simulação, disponibilizamos a opção “Acelerar o Processo” sem que pague mais por isso. Se optar por este serviço, ser-lhe-á solicitado o seu Número de Contribuinte (NIF) e palavra-passe do Portal das Finanças de modo a que possamos, de forma totalmente confidencial e segura, recolher os últimos 3 documentos necessários da lista anterior.

Mesmo que não consiga enviar logo toda a documentação, pode aceder à sua Área de Cliente para retomar o processo quando lhe for mais cómodo.

O melhor crédito habitação será aquele em que paga menos por mês e ainda paga menos pelo MTIC, que é o total a pagar pelo seu contrato de crédito (custos associados incluídos).

Lembra-se de dizermos que cada pessoa terá uma solução diferente?

Ora, trata-se de encontrar o melhor crédito habitação para si.

Por isso, a sua situação financeira vai condicionar quais as melhores características para o seu crédito.

Mas o que acontece se a sua situação financeira não estiver nos seus melhores dias?

Mesmo assim, ainda existe uma possibilidade de conseguir o seu empréstimo.

É que existem fatores que melhoram a sua probabilidade de aprovação do crédito, sendo que não precisam de estar diretamente ligados aos seus dados profissionais e pessoais, tais como fazer o crédito:

  • Com ou sem garantia – A garantia, ou hipoteca, dá mais confiança aos bancos para aceitarem fazer um crédito consigo. É que o que está em jogo é a sua casa nova, que fica na posse do banco caso entre em incumprimento de pagamento.
  • Com ou sem fiador – Um fiador (desde que seja uma pessoa com um bom perfil financeiro) é uma segurança extra de que o seu crédito será reembolsado na totalidade.

Mas vamos ver outra aplicação para este empréstimo que nem sempre se tem em conta.

Mudar Crédito Habitação

Mas, e se tiver descoberto um melhor crédito habitação já depois de estar a pagar o seu empréstimo?

Se for esse o seu caso, então saiba que há uma forma de mudar de crédito habitação e conseguir melhores condições.

Sabia que há pessoas que até ponderam vender as suas casas só para mudarem as condições dos seus empréstimos?

O que não sabem é que é possível transferir um crédito habitação.

mudar crédito habitação
Ao trocar de crédito habitação, pode pagar menos por mês

Com esta renegociação, você pode fazer um novo contrato de crédito habitação para a sua casa que permite que beneficie de condições atuais do mercado financeiro sem ter de vender a sua propriedade.

A verdade é que as taxas de juros (Euribor e o spread) estão mais baixas do que há uns anos e os prazos de pagamento já vão até 40 anos, o que faz com que a sua mensalidade diminua.

Como este pode ser um processo demorado, a Gestlifes faz um aconselhamento em caso de esta ser a melhor solução para si. Na sua simulação, só tem de continuar a selecionar a finalidade “Crédito Habitação”.

💡 Ler mais: Como Transferir o Crédito Habitação? Poupe Na Sua Prestação

Conclusão

Um crédito habitação é algo que, eventualmente, acaba por fazer parte da vida de muitos portugueses. E mesmo que pareça difícil encontrar uma opção que não o deixe a contar trocos, é bem possível caso pondere várias alternativas.

Através do nosso simulador, facilitamos esse trabalho, pois pegamos no seu pedido e reencaminhamo-lo a várias financeiras.

Como temos em atenção a sua situação financeira, consegue encontrar uma opção com prestações mensais que sejam mais simpáticas para si.

Mesmo que não deseje mudar de habitação, ajudamos a renegociar o seu crédito. Consideramos todos os fatores que contribuem para a redução de custos e melhoria das suas poupanças.

Porque deve fazer a comparação de crédito habitação?

Para conseguir o melhor crédito habitação terá de prestar atenção a diversos fatores, como:

  • a sua situação financeira
  • as taxas de juros
  • o tipo de imóvel
  • possíveis bonificações de spread
  • entre outros

Conheça mais sobre cada um destes aspetos neste artigo.

Como fazer uma simulação de crédito habitação?

Quando faz uma simulação de crédito 100% online com a Gestlifes, tem acesso a uma análise que pondera a oferta de várias entidades financeiras, encontrando a que melhor se adapta às suas necessidades.

Só tem de preencher o formulário com os seus dados pessoas e recolher os documentos necessários.

É possível mudar de crédito habitação?

Sim. Se já tiver um crédito habitação, pode fazer uma transferência de crédito.

Isto é, pode fazer um novo crédito habitação para a sua casa atual e obter melhores condições de contrato.